top of page

O uso estético e sensorial da cor (manifesto parte II)

No final do ano passado, desenvolvi o início de um manifesto a respeito do uso da cor e de suas propriedade. Para este ano continuo os mesmos estudos a partir de uma nova reflexão: como utilizar a cor no aspecto estético e sensorial, isto é, elaborar propostas de cores que tragam uma estética adequada a sua proposta e causem, por consequência, a experiência premeditada ao seu usuário.




No campo das cores nós temos três opções cromáticas que sugerem efeitos/sensações e são elas: o contraste visual, o destaque visual e a continuidade visual. Dentro de tais propostas, a cor está totalmente presente para auxiliar em composições que conectem o lado estético com a experiência do usuário. Vamos apontar neste manifesto como é possível combinar tonalidades e matizes a partir dessas diretrizes:


O USO DA COR PARA O CONTRASTE, DESTAQUE E CONTINUIDADE VISUAL


O contraste visual é obtido pela combinação de duas cores opostas no círculo cromático, ou seja, entre uma cor primária e outra secundária. No projeto acima temos uma base mista de azul turquesa com tons de laranja e terrosos, ou seja, uma cor primária em tonalidade mais viva com uma cor secundária. Por suas composições serem totalmente opostas, (enquanto o azul é indecomponível, o laranja é desenvolvido na mistura das primárias amarelo e vermelho) o resultado é um grande contraste visual.


Sala de estar e jantar com azul e laranja, tijolinhos
Sala de estar e jantar integradas e dispostas em contraste de laranja com azul turquesa.

Outras possíveis composições que recebem tons complementares são as do vermelho com o azul petróleo (mais esverdeado), do amarelo com os tons roxos e violáceos e do rosa com o verde. Em todos esses casos, o projeto pode contemplar uma base neutra (branco, bege ou cinza) e sobrecarregar em detalhes que contenham essas duas cores para trazer o impacto desejado. É importante analisar que o contraste visual é de maior impacto quando as cores estão saturadas, isto é, em seu estado vibrante e puro.


Já no projeto abaixo, a composição cromática é de duas cores opostas do círculo, como o rosa e o verde. Contudo, o contraste é muito mais sutil porque o verde está apresentado em sua versão dessaturada (há pequena quantidade de preto na composição, deixando a matiz mais escura e com isso, menos vibrante) e o rosa está insaturada, isto é, há quantidade de branco em sua composição e ela se torna um tom pastel.



Living rosé e verde militar
Ambiente de contrastes entre verdes e rosas, em sua versão dessaturada e insaturada respectivamente.

Em uma segunda proposta, existe o destaque visual: uma composição que utiliza uma única cor e suas tonalidades para criar um ponto central ao espaço. Nos dois projetos abaixo podemos ver a concentração de um verde dessaturado nas paredes e até mesmo na presença do paisagismo. Assim, a base é neutra (branca) e há somente uma cor de maior relevância.



Living verde militar
Hall e living com presença de uma única cor e suas nuances sob uma base branca.

Apartamento decorado com biblioteca
Apartamento com paleta neutra e tons amadeirados com o destaque cromático do laranja.

Por último, temos a continuidade visual que é sinônimo de ambientes monocromáticos ou com pouca influência de cores, seguinte uma única cor e suas deriváveis (saturadas, insaturadas ou dessaturadas, isto é, cores vibrantes, cores mais escuras que são misturadas ao preto e tons pastel, respectivamente).



Ambiente monocromático rosé
Ambiente monocromático em tons de rosé.

Em síntese, essas três propostas cromáticas são as diretrizes de um projeto de interiores juntamente com os estudos embasados sobre a teoria da forma e sua dinâmica entre traços retilíneos e orgânicos/curvos. Basicamente a escolha da paleta de cores depende da proposta do espaço, seja ele residencial ou comercial e também sobre a experiência e funcionalidade necessária para o ambiente, visto que a cor tem a potência significativa para propor sensações de intimismo, prosperidade, felicidade, dramaticidade, entre tantas outras vertentes do design e até mesmo da sua união com a cenografia.


Para composições exclusivas em paletas cromáticas, solicite uma consultoria para o seu espaço através do email contato@nathalydomiciano.com






22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page