top of page

Mármore esculpido - Biofilia

Pedras, sejam naturais ou sintéticas trazem inúmeras possibilidades de aplicação para os setores da Arquitetura, Design e Decoração. Muito além de revestir superfícies, as pedras compõem uma junção de arte e sensações através de inovadoras tecnologias aplicadas.

Com inspirações e referências sobre o Design de Superfícies e o Biomimetismo (a imitação da natureza através de suas morfologias, estruturas e mecanismos de desenvolvimento e transformação) - foi desenvolvido a coleção Biofilia: um painel esculpido em mármore projetado por Nathaly Domiciano exclusivamente para a ColormixStore. Baseado na Sequência de Fibonacci e na Proporção Áurea, o painel analisa e investiga o mistério da natureza de que todo ser vivo cresce, se desenvolve ou se transforma em uma proporção espiralada, isto é, em formato de espiral e de maneira gradativa.



A sequência de Fibonacci e a sua relação de harmonia e proporção nos estudos relacionados ao Biomimetismo são os conceitos que fundamentam o painel Biofilia.

O que é a sequência? Trata-se de uma sucessão de números que, misteriosamente, aparece em inúmeros fenômenos da natureza e que estabelece os conceitos mais primitivos do que possa ser harmônico, proporcional e equilibrado. Fibonacci permite a compreensão da proporção áurea e auxilia nos estudos acerca da Arquitetura, Design e Arte.



Sequência de Fibonacci

1,1,2,3,5,8,13,21,34,65 ...

A sequência de números advém da soma de seu antecessor. Quando os números são transformados em quadrados de maneira proporcional como a própria sequência, surge uma espiral perfeita – frequentemente encontrada em organismos vivos por meio de seu crescimento, transformação ou adaptação.


Movimentos da natureza – Partido


Em uma correlação com os estudos de Fibonacci, diversos organismos vivos estabelecem os parâmetros de harmonia, simetria, proporção e equilíbrio, seja por seu crescimento, sua forma ou suas transformações adquiridas com o tempo.

Os painéis trarão como referência estes movimentos criados pela natureza, como os animais arquitetos (que constroem sua própria moradia), o movimento de crescimento de uma flor e as adaptações e metamorfoses pelas quais alguns animais passam. Tais movimentos serão reproduzidos por meio de volumetrias projetadas em pedras naturais de mármores.




O painel e sua estrutura


O painel Biofilia foi projetado a partir da sequência de Fibonacci e das leis de proporção áurea. Através de uma espiral que simula pétalas desabrochando e se desenvolvendo, a estrutura em conjunto faz uma representação poética e conceitual acerca das etapas de evolução de todos os seres que constituem a natureza, incluindo o processo de transformação, crescimento e adaptação.

Composto por vinte peças, a divisão das peças foi projetada de acordo com a sequência proporcional de Fibonacci, como forma de criar uma referência direta ao conceito da coleção. Desta forma, cada peça é o dobro da outra nas proporções de suas medidas e podem ser personalizadas de acordo com a área disponível para instalação.

Desenvolvido em mármore nacional Superlative com espessura entre 8-10 cm, o painel Biofilia pode ser esculpido em diferentes volumetrias, sejam orgânicas ou geométricas. Com ouro encrustado em sua composição, o painel tem o propósito não somente de revestir, mas transformar a pedra natural em uma imponente obra de arte que faz poesia e homenagem à infinita natureza.









O mármore pode ser esculpido em outros tipos de volumetrias, como as orgânicas ou mais geométricas, onde serão trabalhados espessuras diversas que imprimem sensações à peça. Muito mais do que um revestimento, a coleção Biofilia traz o afeto de uma pedra natural se transformar potencialmente em uma obra de arte. Para conferir as diversas possibilidades de texturas, volumes e conceitos, consulte-nos:


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page