IMG_20190822_150935118_edited.jpg

DESIGN DE SUPERFÍCIES

biofilia_3_edited.jpg

DESIGN DE SUPERFÍCIES: A ESSÊNCIA VISCERAL, COMPORTAMENTAL E REFLEXIVA

O design de superfícies é a atividade criativa e sensorial caracterizada por desenvolver qualidades e soluções plásticas, funcionais e estruturais para superfícies planas e volumétricas, de modo a envelopar e recobrir os espaços por meio de pigmentos, texturas, técnicas, grafismos e processos, além de criar identidades para as mais variadas culturas e contextos. 

VISCERAL porque incorpora a plasticidade e a estética
COMPORTAMENTAL porque valoriza a funcionalidade e o desempenho
REFLEXIVA porque é capaz de promover experiências e sensações

 

Sobre

Aqui você conhecerá os meus estudos acerca do design de superfícies e de como funcionam os processos criativos para a criação das minhas coleções assinadas: tapetes, ladrilhos hidráulicos, tecidos, mosaicos, revestimentos tridimensionais entre outras superfícies que promovem uma sinestesia em cada toque.

Superfícies bidimensionais

A segunda maior aplicação do design de superfícies é o desenvolvimento de técnicas, processos e estampas para revestimentos. Contemplando cerâmica e cimentícios, o design pode criar estamparias incríveis para azulejaria e ladrilhos hidráulicos. Para cada superfície, um modo diferente de criação. Entenda abaixo como foram os meus estudos para desenvolver a Coleção ABSTRAÇÕES, de ladrilhos hidráulicos para a Ladrilar, a fábrica mais antiga do Brasil.

 

Ladrilar

ladrilhos hidráulicos artesanais desde 1922

ecológico, artesanal, atemporal

Mosaicos

O mosaico é uma das artes mais tradicionais que conhecemos na área de revestimentos decorativos. A partir da tecnologia das nanopastilhas de 8 mm da empresa ColormixStore, desenvolvi uma coleção completa de estampas abstratas e orgânicas inspiradas nas escamas de peixes exóticos, nomeada 'Escamaria'.

 

Com alusão ao efeito pixelado das escamas dos peixes, a coleção relaciona desenhos, manchas e detalhes marcantes de 11 peixes diferentes com uma última estampa que referencia os recifes de corais. 

estampas em
aquarela

No processo criativo, todas as estampas foram produzidas primeiramente no tecido e pintadas á mão para uma melhor compreensão de como seria cada módulo. Após esse processo foram construídos gabaritos de 30 x 30 cm para a colagem de cada nanopastilha que possui 8mm..

 

Superfícies tridimensionais

Revestimentos tridimensionais, painéis vazados e cobogós: certamente suas mãos já tocaram essas diversas superfícies tridimensionais que são projetadas para os projetos externos e internos nos setores da Arquitetura e Interiores. Como são desenvolvidos esses revestimentos e como eu trabalho na projeção destes conceitos e na sua viabilização comercial? Confira abaixo:

 

 

para a criação de uma coleção desenvolvida em superfícies tridimensionais, como cobogós e revestimentos texturizados são necessários desenhos técnicos em softwares que simulam a realidade em 3D e permitem elaborar ajustes antes de produzir as primeiras amostras e mock ups.

 

 

BIOFILIA

Minha primeira coleção para este setor foi desenvolvida para a ColormixStore com a seleção do mármore como superfície tridimensional.

 

Esculpido em chapas de 10 cm de mármore nacional Superlative, foi construído o painel que levou o nome Biofilia - amor à natureza, representando em suas curvas e volumes a espiral de crescimento do ser vivo. Possui peças modulares, onde cada uma é o dobro da outra em proporção.

entre matéria prima e conceito 

mármore esculpido

processo de criação

volumes orgânicos

Design têxtil

O design têxtil para tapeçarias foi a primeira área onde desenvolvi estudos para elaborar estampas e grafismos em diferentes texturas, tais como: nylon, couro, tear manual e a mais recente tendência: estamparia digital no suede. 

Entenda a seguir como funcionam as particularidades de cada tecido e textura e o processo criativo da minha coleção VOLUMETRIAS.

 

texturas ...

suede

tear

couro

A coleção VOLUMETRIAS foi desenvolvida em estamparia digital no suede, ou seja, os desenhos foram vetorizados em software específico e encaminhados à impressora que digitaliza a estampa nos tecidos que possuem 1,90 x 1,35 de aproveitamento. Para tapetes maiores, são feitas emendas que ficam imperceptíveis por seguir a mesma linha do desenho.

No nylon, os mesmos desenhos que desenvolvi podem ser esculpidos através da diferença de altura, processo realizado manualmente. Isso garante um toque bem agradável e cores vivas ao projeto.

O tear manual (chenille e algodão) proporcionam desenhos mais pixelados devido ao número de nós e os tapetes em couro produzem a estampa a partir do recorte de placas à laser.

nylon

empresas e consumidores

 
consignação de peças assinadas

Orçamento

Aqui você pode solicitar orçamentos e até fechar pedidos a partir de uma ficha de cadastro que identifica suas necessidades!

Coleção assinada

Para empresas do setor que desejam uma coleção assinada para superfícies específica, envie sua proposta.

.

Compras!

Para você que possui interesse na compra de produtos assinados, clique    e conheça as lojas ou realize o orçamento!

NATHALY DOMICIANO |superfícies e interiores

2020 | Todos os direitos reservados

São Paulo, Brasil - (+55) 11 93330 5664