DESIGN DE SUPERFÍCIES
DESIGN DE SUPERFÍCIES: A ESSÊNCIA VISCERAL, COMPORTAMENTAL E REFLEXIVA
O design de superfícies é a atividade criativa e sensorial caracterizada por desenvolver qualidades e soluções plásticas, funcionais e estruturais para superfícies planas e volumétricas, de modo a envelopar e recobrir os espaços por meio de pigmentos, texturas, técnicas, grafismos e processos, além de criar identidades para as mais variadas culturas e contextos.
VISCERAL porque incorpora a plasticidade e a estética
COMPORTAMENTAL porque valoriza a funcionalidade e o desempenho
REFLEXIVA porque é capaz de promover experiências e sensações
Sobre
Aqui você conhecerá os meus estudos acerca do design de superfícies e de como funcionam os processos criativos para a criação das minhas coleções assinadas: tapetes, ladrilhos hidráulicos, tecidos, mosaicos, revestimentos tridimensionais entre outras superfícies que promovem uma sinestesia em cada toque.
Superfícies bidimensionais
A segunda maior aplicação do design de superfícies é o desenvolvimento de técnicas, processos e estampas para revestimentos. Contemplando cerâmica e cimentícios, o design pode criar estamparias incríveis para azulejaria e ladrilhos hidráulicos. Para cada superfície, um modo diferente de criação. Entenda abaixo como foram os meus estudos para desenvolver a Coleção ABSTRAÇÕES, de ladrilhos hidráulicos para a Ladrilar, a fábrica mais antiga do Brasil.
ecológico, artesanal, atemporal
Mosaicos
O mosaico é uma das artes mais tradicionais que conhecemos na área de revestimentos decorativos. A partir da tecnologia das nanopastilhas de 8 mm da empresa ColormixStore, desenvolvi uma coleção completa de estampas abstratas e orgânicas inspiradas nas escamas de peixes exóticos, nomeada 'Escamaria'.
Com alusão ao efeito pixelado das escamas dos peixes, a coleção relaciona desenhos, manchas e detalhes marcantes de 11 peixes diferentes com uma última estampa que referencia os recifes de corais.
estampas em
aquarela
No processo criativo, todas as estampas foram produzidas primeiramente no tecido e pintadas á mão para uma melhor compreensão de como seria cada módulo. Após esse processo foram construídos gabaritos de 30 x 30 cm para a colagem de cada nanopastilha que possui 8mm..
Superfícies tridimensionais
Revestimentos tridimensionais, painéis vazados e cobogós: certamente suas mãos já tocaram essas diversas superfícies tridimensionais que são projetadas para os projetos externos e internos nos setores da Arquitetura e Interiores. Como são desenvolvidos esses revestimentos e como eu trabalho na projeção destes conceitos e na sua viabilização comercial? Confira abaixo:
para a criação de uma coleção desenvolvida em superfícies tridimensionais, como cobogós e revestimentos texturizados são necessários desenhos técnicos em softwares que simulam a realidade em 3D e permitem elaborar ajustes antes de produzir as primeiras amostras e mock ups.
BIOFILIA
Minha primeira coleção para este setor foi desenvolvida para a ColormixStore com a seleção do mármore como superfície tridimensional.
Esculpido em chapas de 10 cm de mármore nacional Superlative, foi construído o painel que levou o nome Biofilia - amor à natureza, representando em suas curvas e volumes a espiral de crescimento do ser vivo. Possui peças modulares, onde cada uma é o dobro da outra em proporção.
entre matéria prima e conceito
mármore esculpido
processo de criação
volumes orgânicos
Design têxtil
O design têxtil para tapeçarias foi a primeira área onde desenvolvi estudos para elaborar estampas e grafismos em diferentes texturas, tais como: nylon, couro, tear manual e a mais recente tendência: estamparia digital no suede.
Entenda a seguir como funcionam as particularidades de cada tecido e textura e o processo criativo da minha coleção VOLUMETRIAS.
texturas ...
suede
tear
couro
A coleção VOLUMETRIAS foi desenvolvida em estamparia digital no suede, ou seja, os desenhos foram vetorizados em software específico e encaminhados à impressora que digitaliza a estampa nos tecidos que possuem 1,90 x 1,35 de aproveitamento. Para tapetes maiores, são feitas emendas que ficam imperceptíveis por seguir a mesma linha do desenho.
No nylon, os mesmos desenhos que desenvolvi podem ser esculpidos através da diferença de altura, processo realizado manualmente. Isso garante um toque bem agradável e cores vivas ao projeto.
O tear manual (chenille e algodão) proporcionam desenhos mais pixelados devido ao número de nós e os tapetes em couro produzem a estampa a partir do recorte de placas à laser.