Estilos de Studios e Conjugados

Studios e Conjugados são apartamentos com até 40 metros quadrados e que tem como principal conceito a integração de todos os espaços, mantendo uma delimitação apenas para o banheiro. Cada vez mais atrativos no mercado imobiliário, os Studios/Kitchennetes tem como seu principal público alvo jovens empresários, investidores ou casais sem filhos. Apesar de compacto, podem reservar soluções inovadoras e atrativas para o morador. Nessa matéria, selecionei estilos de studios/conjugados/kitchennetes diversificados, além de pontuar algumas das otimizações que priorizam a circulação e sem dúvidas, a funcionalidade sem perder a beleza do local.



Studio em estilo contemporâneo com integração completa dos espaços. Fonte: Limão na água

No Studio acima, predomina o estilo contemporâneo e uma paleta neutra de tons amadeirados, cinzas e off-whites. A pequena varanda permitiu uma excelente iluminação natural para os espaços e os espaços compactos da pequena área de estar e da bancada rápida para refeições torna o espaço aconchegante, espaçoso e, sobretudo, funcional.



Studio semelhante a essência de Loft, com pé direito maior do que o tradicional para apartamentos com o quarto principal setorizado na região superior e com venezianas de madeira isolando o ambiente, além de ser utilizado como armários.

Neste outro Studio, os próprios móveis são capazes de dividir os espaços, como a estante à direita que separa a cama da área de estar e o sofá com chaise que se acomoda confortavelmente na composição escandinava. Fonte|: Pinterest

Sempre dizemos que para ambientes compactos e integrados a melhor composição é com paleta de cores claras, valorização da iluminação natural e optar por móveis que possam se comportar de maneira multifuncional, tais como sofá-cama, mesa de jantar retrátil de parede, beliches, estantes que dividem espaços, entre demais elementos. Porém, fiz uma seleção abaixo de Studios/Conjugados/Kitchennetes que alteraram todos esses parâmetros e, mesmo assim, conseguiram elaborar apartamentos incríveis e extremamente coerentes para a harmonia e o equilíbrio.



Kitchennet com proposta de fusão entre os estilos rústico e tropical, forte iluminação natural e pouco mobiliário.

Nesse Kitchennete o modelo de sofá pode funcionar até mesmo como uma cama auxiliar e a mesa com banquetas é utilizada tanto para acompanhar o espaço da cozinha como um pequeno home office. Destaque para o uso pontual e frequente de plantas combinado ao forte predomínio da madeira traz o elemento rústico e aconchegante.



Nessa proposta predomina o estilo rústico e o conceito Wabi-Sabi de decoração. Destaque para o biombo que tem o propósito decorativo e funcional de isolar o outro cômodo. Fonte: Hometeka

O conceito Wabi-Sabi, ainda pouco difundido na decoração, apresenta a beleza da imperfeição e a importância de trazer valor à peças mais antigas e que fazem parte da história do morador, criando um vínculo com o conceito de design afetivo. Bem, neste outro Studio vemos um piso rústico e imperfeito no seu acabamento, assim como pequenos móveis aleatórios, mas que ainda assim preservam uma decoração incrível e despojada com destaque ao biombo que separa elegantemente os cômodos.



Em uma proposta mais delicada e feminina, esse outro Kitchennette criou um pequena sala de estar que utiliza uma estante vazada para separar o dormitório. Fonte: Feedly.com

Provençal e levemente clássico, esse Studio traz elementos mais delicados como a estrutura da estante e uma cortina voal como forma de separar ambientes.

Com o uso delicado dos tons pastel, esse Studio dividiu o dormitório a partir de uma arara na cor verde menta, simulando a projeção de um closet. Fonte: Catraca Livre

Seja com estantes, biombos, araras ou armários a verdade é que essa modalidade de apartamentos conserva infinitas possibilidades de decoração, organização e projeção de estilos, isto é, mesmo com espaços compactos de até mesmo 20m² é possível promover decorações harmoniosas e com baixo custo, onde o fundamental é a criatividade!



Studio com estilo Boho/Bohemian e ampla mistura de cores e texturas. Fonte: Style by Hemily Henderson

Nesse apartamento, a base é composta por um azul escuro em todas as paredes e uma mistura incrível de materiais, superfícies e texturas, entre eles o sofá estofado com retalhos, uma tapeçaria que se comporta como cabeceira da cama e uma cortina em degradê para isolar os ambientes. Isso sem contar na ampla presença de elementos decorativos como plantas, macramês e vasos. Apesar da grande concentração de informações visuais, o espaço tem a circulação necessária e funcionalidade garantida, mantendo ainda um aspecto cênico e excêntrico.


Kitchennete em estilo retrô com iluminação mais intimista e decoração sóbria. Fonte: Dcore Você

E não é só de ambientes bem iluminados e claros que vivem os Studios: nessa proposta, vemos uma decoração em estilo retrô, paleta de cores mais escura, incluindo os tons da madeira, além de uma iluminação amarelada e mais intimista, o que mantém o caráter funcional e estético do apartamento.



Studio que utiliza uma estante vazada para dividir os espaços e ainda organizar itens de ambos ambientes. Fonte: Blog.Thony


A mistura de elementos em diferentes estilos pode ser uma opção entre espaços integrados. Fonte: Blog.Thony.com.br

Misturar e mesclar estilos torna os espaços mais dinâmicos e uma fuga de possíveis modismos: neste apartamento a ideia foi compor uma mesa de jantar com cadeiras de modelos diferentes (estilo country e rústico) ; luminária mais sóbria que compõe uma peça mais vintage e elementos contemporâneos, além de um pequeno hall que acomoda um carrinho de chá para bebidas e acessórios.



Studio em estilo industrial com pé direito duplo. Fonte: Revista Zap Imóveis

Entre os mais diferentes estilos e referências, o charme e a personalidade se mantém. E, independente do tamanho do seu Studio/Kitchennete, tenha a certeza de que até os maiores sonhos e necessidades podem ser atendidas e caber neste espaço. Se você estiver com a ideia de adquirir um apartamento com esse conceito, seja alugado ou próprio e gostaria de um projeto para materializá-lo da melhor maneira, solicite seu pedido através do email contato@nathalydomiciano.com

8 visualizações

NATHALY DOMICIANO | interiores e superfícies

2020 | Todos os direitos reservados

São Paulo, Brasil - (+55) 11 93330 5664