Estilos de Studios e Conjugados
Studios e Conjugados são apartamentos com até 40 metros quadrados e que tem como principal conceito a integração de todos os espaços, mantendo uma delimitação apenas para o banheiro. Cada vez mais atrativos no mercado imobiliário, os Studios/Kitchennetes tem como seu principal público alvo jovens empresários, investidores ou casais sem filhos. Apesar de compacto, podem reservar soluções inovadoras e atrativas para o morador. Nessa matéria, selecionei estilos de studios/conjugados/kitchennetes diversificados, além de pontuar algumas das otimizações que priorizam a circulação e sem dúvidas, a funcionalidade sem perder a beleza do local.

No Studio acima, predomina o estilo contemporâneo e uma paleta neutra de tons amadeirados, cinzas e off-whites. A pequena varanda permitiu uma excelente iluminação natural para os espaços e os espaços compactos da pequena área de estar e da bancada rápida para refeições torna o espaço aconchegante, espaçoso e, sobretudo, funcional.


Sempre dizemos que para ambientes compactos e integrados a melhor composição é com paleta de cores claras, valorização da iluminação natural e optar por móveis que possam se comportar de maneira multifuncional, tais como sofá-cama, mesa de jantar retrátil de parede, beliches, estantes que dividem espaços, entre demais elementos. Porém, fiz uma seleção abaixo de Studios/Conjugados/Kitchennetes que alteraram todos esses parâmetros e, mesmo assim, conseguiram elaborar apartamentos incríveis e extremamente coerentes para a harmonia e o equilíbrio.

Nesse Kitchennete o modelo de sofá pode funcionar até mesmo como uma cama auxiliar e a mesa com banquetas é utilizada tanto para acompanhar o espaço da cozinha como um pequeno home office. Destaque para o uso pontual e frequente de plantas combinado ao forte predomínio da madeira traz o elemento rústico e aconchegante.

O conceito Wabi-Sabi, ainda pouco difundido na decoração, apresenta a beleza da imperfeição e a importância de trazer valor à peças mais antigas e que fazem parte da história do morador, criando um vínculo com o conceito de design afetivo. Bem, neste outro Studio vemos um piso rústico e imperfeito no seu acabamento, assim como pequenos móveis aleatórios, mas que ainda assim preservam uma decoração incrível e despojada com destaque ao biombo que separa elegantemente os cômodos.



Seja com estantes, biombos, araras ou armários a verdade é que essa modalidade de apartamentos conserva infinitas possibilidades de decoração, organização e projeção de estilos, isto é, mesmo com espaços compactos de até mesmo 20m² é possível promover decorações harmoniosas e com baixo custo, onde o fundamental é a criatividade!

Nesse apartamento, a base é composta por um azul escuro em todas as paredes e uma mistura incrível de materiais, superfícies e texturas, entre eles o sofá estofado com retalhos, uma tapeçaria que se comporta como cabeceira da cama e uma cortina em degradê para isolar os ambientes. Isso sem contar na ampla presença de elementos decorativos como plantas, macramês e vasos. Apesar da grande concentração de informações visuais, o espaço tem a circulação necessária e funcionalidade garantida, mantendo ainda um aspecto cênico e excêntrico.