Atualmente é muito comum a propagação de profissionais autônomos e liberais que trabalham em casa. E ter um espaço que consiga suprir todas as necessidades exige adaptação e planejamento.
Para um projeto simples de home office é necessário pensarmos em um espaço de pelo menos 1m² que poderá ser integrado as áreas de sala de estar, dormitório ou até mesmo uma área de passagem um pouco mais ampla. Em um segundo momento é interessante montar uma pequena lista com todos itens fundamentais para poder trabalhar com conforto e sem deslocamentos desnecessários pela casa: independente da profissão, sabemos que um computador, espaço para anotações/desenho, um criado mudo ou móvel auxiliar e prateleiras são imprescindíveis. E como planejar gastando e ocupando pouco espaço?
Segue abaixo algumas dicas e referências de inspiração:
1) Peg Board: é um painel de madeira, mdf ou chapa metálica que são perfurados e recebem pinos do mesmo material, com a finalidade de pendurar objetos acessórios e ainda acoplar prateleiras, ocupando pouco espaço e agregando valor estético.
2) Móvel multifuncional: aposte em um mobiliário planejado (ou não) que saiba cumprir duas funções simultaneamente, como por exemplo: uma mesa retrátil que pode se transformar em quadro quando não está sendo utilizado; aproveitar o espaço entre dois pilares para adaptar um pequeno home com mesa e espaço de apoio; reaproveitar a parede onde fica o painel com tv (do dormitório) e incluir um espaço com pequena mesa e acessórios - a tv inclusive pode auxiliar nos estudos, uma apresentação de trabalho, etc.
3) Acrescente doses de conforto e personalidade: aquele quadro que você ama, fotografias de inspiração, seus livros preferidos para fácil consultoria, um tapete ou uma passadeira para trazer mais conforto, a escolha correta da poltrona, uma almofada de apoio, vasinhos, pequenas plantas para trazer mais colorido ao seu dia, enfim. São tantas opções ... se já está começando a pensar no seu próprio espaço, consulte um projeto de interiores ou uma consultoria!
Comments