Montando o Home Office

Atualmente é muito comum a propagação de profissionais autônomos e liberais que trabalham em casa. E ter um espaço que consiga suprir todas as necessidades exige adaptação e planejamento.


Para um projeto simples de home office é necessário pensarmos em um espaço de pelo menos 1m² que poderá ser integrado as áreas de sala de estar, dormitório ou até mesmo uma área de passagem um pouco mais ampla. Em um segundo momento é interessante montar uma pequena lista com todos itens fundamentais para poder trabalhar com conforto e sem deslocamentos desnecessários pela casa: independente da profissão, sabemos que um computador, espaço para anotações/desenho, um criado mudo ou móvel auxiliar e prateleiras são imprescindíveis. E como planejar gastando e ocupando pouco espaço?

Segue abaixo algumas dicas e referências de inspiração:


1) Peg Board: é um painel de madeira, mdf ou chapa metálica que são perfurados e recebem pinos do mesmo material, com a finalidade de pendurar objetos acessórios e ainda acoplar prateleiras, ocupando pouco espaço e agregando valor estético.



Peg Board amadeirado com pinos para home office.


Peg Board para acoplar acessórios e objetos de escritório.


Painel metálico perfurado. Fonte: Pinterest

2) Móvel multifuncional: aposte em um mobiliário planejado (ou não) que saiba cumprir duas funções simultaneamente, como por exemplo: uma mesa retrátil que pode se transformar em quadro quando não está sendo utilizado; aproveitar o espaço entre dois pilares para adaptar um pequeno home com mesa e espaço de apoio; reaproveitar a parede onde fica o painel com tv (do dormitório) e incluir um espaço com pequena mesa e acessórios - a tv inclusive pode auxiliar nos estudos, uma apresentação de trabalho, etc.



Mesas multifuncionais e retráteis para o home office.


Reaproveitando o espaço entre um vão para criar um mini home office. Destaque para o móvel aéreo auxiliar.

Home office pequeno adaptado na varanda.

Escritório projetado com estante multifuncional que pode ser auxiliar de uma sala de estar.

3) Acrescente doses de conforto e personalidade: aquele quadro que você ama, fotografias de inspiração, seus livros preferidos para fácil consultoria, um tapete ou uma passadeira para trazer mais conforto, a escolha correta da poltrona, uma almofada de apoio, vasinhos, pequenas plantas para trazer mais colorido ao seu dia, enfim. São tantas opções ... se já está começando a pensar no seu próprio espaço, consulte um projeto de interiores ou uma consultoria!



Home office personalizado. Fonte: O diario


Escritório simples, mas cheio de personalidade a partir da paleta de cores.

8 visualizações

NATHALY DOMICIANO |superfícies e interiores

2020 | Todos os direitos reservados

São Paulo, Brasil - (+55) 11 93330 5664