Living Coral: seja bem-vinda, cor do ano!
Há alguns anos, os setores do design e da moda renovam-se e buscam tendências através de novas composições, texturas e, é claro, as cores. Para isso, a corporação Pantone atua há muitos anos nas pesquisas e estudos do que serão as próximas tendências de mercado para os mais diferentes setores. A empresa seleciona tonalidades dentro de sua própria escala, também conhecida como escala Pantone, de acordo com critérios não somente estéticos, mas funcionais, culturais e também sociais, principalmente levando em consideração o contexto histórico.
Mas, de que maneira uma cor é avaliada pelo seu quesito histórico ou social? Basta pensarmos na influência psicológica que uma cor pode causar para verificarmos o quão importante os estudos e pesquisas acerca de nosso contexto histórico: sabemos que o momento atual é de crise em vários sentidos e para isso, é necessário estudos que propaguem uma mensagem positiva, de esperança, de otimismo e que possa ser revigorante. A partir deste e de muitos outros critérios, a cor do ano eleita é o coral vivo, uma tonalidade do laranja que se mistura ao rosáceo e cria essa composição delicada e ao mesmo tempo vibrante, como explicou a própria Pantone em sua justificativa de escolha da cor.

Não podemos discordar do poder da cor e de que a escolha traz um simbolismo de vibrações e bons fluidos para o ano que começa, independente do setor. Para os designers em geral, segue a responsabilidade de utilizar a cor em propostas ousadas e em composições ainda não vistas. No âmbito da decoração de interiores e da Arquitetura trazemos diferentes conceitos e texturas para o coral, seja para tecidos, revestimentos quanto na própria decoração e na mobília. Nesta matéria você vai conferir os principais fornecedores que possuem algo na tonalidade e descobrir formas de combinar na decoração já existente.

De imediato, pensamos na cor utilizada nas paredes: por ter um efeito harmônico devido ao tom rosáceo, é uma cor que simultaneamente energiza o ambiente por se tratar de uma matiz quente, voltada para os tons do vermelho e do laranja. É indicada por tanto para recobrir superfícies grandes como paredes, assim como compor a mobília, os tecidos e todos os itens de decoração. Também não há restrições para os ambientes: acompanhada de boas doses do branco e da madeira, a cor terá propostas muito interessantes para livings, dormitórios e até mesmo banheiros que já possui revestimentos nessas tonalidades.



E, falando na parede coral, selecionei as tonalidades mais próximas do Living Coral que se apresenta nos catálogos das principais empresas do setor, sendo elas: Coral Tintas, Lukscolor e Suvinil. Confiram abaixo e já guardem a referência para o momento em que decidir escolher a cor em um projeto ou na sua casa.



Além da pintura, é possível apostar na cor de variadas formas, como na mobília, nos tecidos que revestem poltronas, almofadas e mantas, além de revestimentos para paredes, tapetes de diferentes estampas e textura e até mesmo no momento de projetar marcenarias e móveis planejados.
Começando pelos tecidos e revestimentos que tenham tonalidades similares ou genuínas ao coral, listei algumas empresas que já possuem no mercado produtos que atendam na decoração de interiores.
