top of page

Color Block: a dança das cores nos espaços

A cor setorizada em blocos sólidos converte para os espaços um aspecto dramático, de impacto e, sem dúvidas, cenográfico. Através de tonalidades puras e vibrantes, os blocos de cores podem ser implementados em diferentes segmentos como moda, decoração, arquitetura e as ramificações do design. Para a Arquitetura, color blockings são muito utilizados na composição das fachadas, de jardins, grandes muros e até mesmo em um vínculo com a arte do grafite.



Blocos de core na arquitetura, fachada.
Composição externa de blocos de cores contrastantes (coral e azuis). Fonte: Azure Magazine

Já para os interiores, a setorização em cores sólidas pode ser feitas de diferentes maneiras: cores apenas no mobiliário, nos acessórios de decoração, no estilo do revestimento, em uma área pouco explorada (como os tetos e as portas), utilizando apenas uma cor e suas tonalidades - a partir de um ambiente monocromático ou, por fim, nas pinturas geométricas que podem ser feitas nas paredes.

Para iniciar as análises, vejamos dois exemplos de um único bloco de cor que explora todo o espaço e cria um belíssimo efeito cenográfico - e se com o passar do tempo a proposta criar uma monotonia, basta criar composições com novos blocos de cores e uma paleta de cores mais ampla, por exemplo.

Abaixo uma área de estar que utilizou somente o bloco de cores na cor coral e cria uma excelente harmonia com o plano de fundo e a presença das plantas.


Living coral na decoração do hall
Color block na tonalidade coral. Fonte: Dezeen

Já na cozinha, o bloco amarelo que perpetua o espaço desenvolve um ambiente bastante dinâmico e ao mesmo tempo dramático e diferenciado do que costumamos ver.


Cozinha planejada amarela block color
Cozinha com block color amarelo para região dos armários planejados, paredes e teto. Fonte: Dezzen

Sabemos que é uma opção de projeto bastante ousada e que necessita do morador uma paixão por cores vibrantes e a possibilidade de sempre poder inovar, visto que o ambiente ao lado (sala de estar) não apresenta nenhum tipo de cor. Com isso, a cozinha pode ser sempre repaginada com uma nova cor e ser considerada o ponto central da casa. Para auxiliar, as dicas são utilizar o envelopamento dos armários, nova pintura para as paredes ou a instalação de um revestimento colorido que atenda diferentes paletas de cores, como são os casos de azulejos geométricos ou ladrilhos hidráulicos.



Casa colorida em block colors
Tríade de color block envolvendo duas tonalidades frias para áreas de acesso e uma área central com a cor quente amarelada. Fonte: Trend Hunters

Mas, muito além de apenas blocos sólidos, a proposta das cores é de acrescentar visuais uniformes ou de contrastes para a proposta apresentada. Na imagem abaixo, o projeto de interiores criou uma paleta cromática entre rosas e verdes musgos na composição do mobiliário, da superfície ao fundo e, para dinamizar ainda mais, envolveu o teto por placas multicoloridas. Este é um dos princípios que utiliza blocos de cores de forma mais sútil e dinâmica do que as anteriores.

Sala de estar verde e rosa.
Blocos de cores aplicados no mobiliário e acessórios. Fonte: Design Sponge

Evidenciando a mesma composição anterior, neste caso o hall do apartamento foi sinalizado em um tom único de verde musgo que prenuncia as áreas sociais em um monobloco de rosa.

Color block verde e pink
Monoblocos de cores verde musgo e pink. Fonte: Lunny

A cor também tem alto poder de camuflar quando aplicadas em blocos monocromáticos. Para este hall, é possível perceber que os armários pintados exatamente no mesmo tom das paredes faz com que sua profundidade e volume "desapareçam" no espaço.

Hall monocromático verde
Hall monocromático. Fonte: Classic City Blinds

Falando em monocromia, esta finalidade da cor traz dinâmica e camuflagens de acordo com a intenção: é possível esconder ou diminuir a visão de alguns elementos quando usamos apenas uma cor e suas nuances, assim como é possível reproduzir espaços harmônicos e com conotação mais monótona quando a intenção não é expor o ambiente.


No projeto abaixo, divulgado pelo blog Histórias de Casa, a porta de entrada foi camuflada por um retângulo pintado de amarelo e que permite simultaneamente uma decoração despojada ao ambiente.

Pota camuflada por pintura geométrica; Fonte: Histórias de Casa
Porta camuflada por pintura geométrica. Fonte: Histórias de Casa

Pintura azul em boiseries
Boiseries pintadas até metade da parede. Fonte: Brady Tolbert.

Há também a proposta de adicionar dois ou mais blocos de cores a partir de diferentes superfícies como o mobiliário, as paredes, algum objeto de decoração, tapeçarias ou revestimentos. Na referência abaixo, foram utilizados blocos de azul celeste nos armários e em metade da mesa de jantar. O contraste se dá pelo tom alaranjado do outro módulo do armário, criando uma composição extremamente vibrante e camuflada: de certa forma, o armário modulado pode parecer como uma pintura ou obra de arte.

Sala de jantar contraste de cores
Dualidade de color block aplicado ao mobiliário. Fonte: Blog Mas que spacio

E blocos de cores explorados em pinturas geométricas? Cada vez mais frequente, o uso da pintura como expressão artística está se adentrando ao design de interiores e conquistando sua versatilidade de aplicação. Confira uma curadoria de imagens inspiradas justamente na exploração destas pinturas e crie sua própria referência de color block ideal:


Living com sobreposição de cores.
Sobreposição de cores na pintura geométrica do espaço. Fonte: Trend Design Book

Pintura geométrica rosé
Pintura geométrica com sobretons explorados na parede e no mobiliário. Fonte: Murals Wallpaper

Pintura geométrica cabeceira da cama.
Pintura geométrica e artística para cabeceira do dormitório. Fonte: Jac Interiors

Espaço comercial cenográfico azul e amarelo.
Área comercial com blocos de cores azuis e amarelos, proporcionando vínculo entre as peças do mobiliário. Husk Design Blog

Flagship store pink
Monobloco de cor pink/coral em Flagship Store. Fonte: Doctor Manzana

Iluminação cenográfica com pintura geométrica
Bloco de cor explorado de maneira lúdica e cenográfica, em composição com o projeto de iluminação. Fonte: Eastern Graphics

Qual estilo de color blocking você mais de identifica ou utilizaria em algum espaço da casa? Se possui dúvidas de composição, aplicação das cores, materiais ou superfícies, envie suas dúvidas para contato@nathalydomiciano.com e você receberá em breve uma consultoria completa sobre aplicação e execução dos blocos de cores para o seu espaço residencial ou comercial.


334 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page