A regra do triângulo na cozinha

Já ouviu falar nessa regra? De acordo com a área útil em sua cozinha, é possível reprojetá-la em diferentes modos, o que chamamos de tipologias. E para que tudo funcione nos quesitos ergonômicos, é necessário estabelecer a regra do triângulo, que consiste em dispor pia, fogão e geladeira de maneira que faça você percorrer os três elementos e forme um triângulo. Nesta regra, considera-se que a área da pia, do fogão e da geladeira são a essência de uma cozinha e para que ambos estejam próximos e você evite andar pela cozinha desnecessariamente, os três formam um triângulo, confira abaixo:



A regra do triângulo aplicada na cozinha, garantindo ergonomia e funcionalidade.

Com exceção da cozinha linear (aquelas em que a área corresponde à apenas um corredor), todos os outros tipos são capazes de estabelecer a regra do triângulo. As de melhor distribuição com relação aos móveis, adornos, mesa de jantar (ou bancada alta) e acessórios são as que permitem instalam de ilha central ou península, pois a área de preparação e cocção se tornam mais espaçosas e geralmente a geladeira fica ao lado da pia e de frente para a ilha, onde se estabelece o forno com cooktop.


Mas, além destas áreas principais que formam o triângulo, é fundamental pensarmos nos setores secundários, como área de despensa, armazenagem e preparo. A proporção de cada um destes setores é estudado pelo designer de interiores/arquiteto de acordo a área total disponível e a tipologia de cozinha que foi adotada. Segue abaixo alguns exemplos da proporção:



Setores e proporções de áreas para uma cozinha.

Quais os benefícios de um estudo aprofundado sobre a cozinha? A partir dele, o layout adequado será planejado e evitam-se esforços desnecessários, aproveitando cada setor e dando a ele sua capacidade e funcionalidade máxima. Cozinhas que não seguem estes padrões ou a simples regras do triângulo sofrem com espaço, as pessoas que a utilizam dão muito mais voltas e andam mais para pegarem o que precisa, pois tudo parece mais longe, ainda que a cozinha seja pequena; ambientes que não possuem marcenaria planejada perdem espaços importantes e o setor destinado à uma função passa a ter várias, sobrecarregando. Se já se convenceu da importância de um projeto especial para sua cozinha, confira abaixo algumas inspirações incríveis:



Cozinha linear formando o triângulo com apoio da mesa de jantar. Fonte: Amar, Casar e Decorar.

Cozinha americana pequena. Fonte: Decor Facil

Cozinha paralela com mesa de apoio e geladeira na lateral. Fonte: Pinterest


Cozinha com ilha central aberta e bancada de apoio. Destaque para a ilha ser planejada com a pia e não o cooktop, como o usual.


Cozinha com península (quando a bancada para cooktop ou pia não é central, mas sim apoiada em uma parede). Fonte: Pinterest


Cozinha rústica com bancada de apoio central utilizada para refeições rápidas.


25 visualizações

NATHALY DOMICIANO | interiores e superfícies

2020 | Todos os direitos reservados

São Paulo, Brasil - (+55) 11 93330 5664