Arboreal: a paixão por madeira e sustentabilidade

Sustentabilidade aliada ao design é uma das grandes apostas para o presente e os próximos anos. Pautada por essa mesma visão, a empresa ArboREAL surgiu em 2015 com o propósito de reutilizar os resíduos de madeira das florestas à partir da criação de peças artesanais para o setor do design de produto, como mesas, lareiras, bancos, entre outros mobiliários.



Showroom Arboreal. Foto: Acervo pessoal

A sofisticação aliada à um design contemporâneo parte da premissa de valorizar como a natureza pode criar peças únicas e belíssimas em sua essência. A originalidade, o acabamento das peças e a tecnologia aplicada respeita os traços, a textura e as curvas da madeira, preservando suas características orgânicas e originais como fissuras, pequenas trincas e buracos que são justamente o que proporcionam a beleza das peças em madeira pequiá.


Com certificado técnico do Ibama, todo material é escolhido e selecionado de maneira responsável, seguindo o processo de obtenção com a remoção de resíduos das florestas. Independente de qual seja o móvel, é possível customizar todos os estágios da produção: elementos complementares da peça, como acabamentos em ferro, acrílico, vidro, a geometria das peças e seus acabamentos finais. Os produtos são variados entre bancos, mesas de jantar, mesas de centro, lareiras e outras peças de design contemporâneo que podem ter acabamento em borda orgânica ou casca.

Acabamento da madeira em borda orgânica ou borda casca. Fonte: Arboreal

Peças em madeira maciça, como mesas de jantar, aparadores e bancos, podem ter diferentes tipos de acabamentos em suas bordas. Você pode ter uma borda reta, caso prefira móveis mais clássicos, ou você pode escolher bordas mais naturais e rústicas como as borda casca e borda orgânica. Que as duas são lindas nós já sabemos, mas você sabe qual a diferença entre elas?

A borda casca, como o nome já indica, vem da casca, a parte externa do tronco da árvore, ela apresenta irregularidades leves e suaves, e uma contorno mais escuro, conhecido como brancal, que acompanha toda a casca. Esse tipo de borda pode estar presente nas duas bordas de uma mesa, pois a mesa tem a largura total do tronco (casca - miolo - casca). Já a borda orgânica é decorrente do ocado, a parte interna, de árvores grandes. Esse tipo de borda apresenta irregularidades mais abruptas e variáveis, e possui uma cor mais escura que o restante da madeira. Como na foto a seguir de uma mesa de centro com miolo orgânico.


Detalhe do interior orgânico de madeira maciça de Pequiá em uma mesa de centro ArboREAL

A loja conceito da ArboREAL foi lançada em outubro de 2018 em São Paulo, com mais de 300 peças a pronta entrega. O showroom proporciona peças customizadas e uma experiência única sobre os móveis, contando uma história sobre o quão sustentável é o seu processo de extração. É um espaço que muda a lógica natural de produção e faz os móveis ser confundidos com verdadeiras obras de arte, de acordo com a própria empresa. Abaixo vocês conferem algumas das imagens que registrei sobre a visita ao showroom e garanto que vale muito a pena e visita e as sensações que o espaço gera!



Exposição de mesas de centro e mesas laterais. Acervo pessoal

Mesas com borda em casca e acabamento em vidro

Mobiliário em madeira com acabamento em ferro. Fonte: Westwing

Mesa de jantar em madeira curva. Fonte: ArboREAL

Modelo de mesa de centro rústico para composição do living.

A união dos elementos rústicos aos contemporâneos: mesa em madeira pequiá com pés metalizados e mobiliário em acrílico.

A expressão única da natureza traduzida no design. Fonte: ArboREAL

7 visualizações

NATHALY DOMICIANO | interiores e superfícies

2020 | Todos os direitos reservados

São Paulo, Brasil - (+55) 11 93330 5664