A essência do morar

O que é essencial para viver? As respostas são das mais variadas possíveis, mas acho difícil alguém discordar que a essência do morar é intangível, concretizando-se por meio do conforto, do bem-estar, da possibilidade de reunir a família, os melhores amigos, os pets e exemplificar tudo isso com uma única expressão: de felicidade, tranquilidade e satisfação.




Existe um fundo biológico em nossa necessidade de contato com a natureza. Contato este que depende do nosso bem-estar e de nossa saúde. Para atingirmos o nível máximo de conforto e plenitude, vejamos o conceito abaixo:


Biofilia: o amor à vida, encontro com a natureza, o desejo por plantas e animais nos espaços de convivência. A vida que está presente nas lembranças, na memória, nos objetos que trazem vida e identidade.

A natureza que se mescla com a arquitetura se transforma no santuário de cada um, ou seja, no momento para relaxamento, reflexão e gratidão.

A casa deve ser o refúgio físico, mental e espiritual, com espaços propícios para celebração e concretização dos laços de afeto.

Para isso, vejamos como unir a essência do morar à decoração.



Urban Jungle. A mistura de plantas na atmosfera urbana e cinzenta. Fonte: You Can Find.

01| Explore o uso de plantas

Além da questão estética, as plantas são excelentes purificadores naturais, umedecendo o ar e trazendo aromas incríveis para o seu espaço. Samambaias, zamioculca, costela de adão, rhipsalis, espada de são jorge e as inumeráveis suculentas são as opções para quem deseja o verde predominante. Mas, se você aposta em cores para alegrar e energizar ainda mais os espaços: coleus, dracenas, as variações de crótons e caládios são ótimas opções para composição de arranjos ou para a área externa.



Espécies de plantas


Plantas na decoração

02| Mantenha a organização do lar

Para manter o espaço harmônico, livre de estresse e de itens que parecem se perder com frequência, que tal manter uma maior organização? Isso significa também aplicar o desapego, isto é, proporcionar o destino certo para objetos que não funcionam mais, que somente ocupam espaço, inutilizáveis, entre outras opções. Isto libera maior espaço para algo que realmente importa. Talvez sem essas acumulações seja possível aumentar um pouquinho do seu quarto, um cantinho de leitura ou simplesmente deixar o visual mais limpo.



Atividades de um personal organizer auxiliam muito na organização e disposição dos acessórios em um espaço. Fonte: Sympla

03| Utilize elementos naturais

Com exceção as casas de campo e da praia, estamos cercados por uma selva de pedra. Mas isso não pode impedir um contato real com a natureza. Além da utilização de plantas, você pode investir no uso de elementos naturais na decoração, criando um maior aconchego ao espaço. Alguns exemplos: tecidos de linho, lã ou algodão para almofadas, mantas e revestimentos de móveis; o uso de uma paleta de cores voltada aos tons terrosos como mostarda, marrom e beges criam uma atmosfera mais acolhedora; compra de peças artesanais em vime, palha com seus trançados únicos; fotografias e quadros com temática de natureza também são ótimas opções para criar uma boa energia e harmonia aos espaços. Por fim, o uso da madeira é, sem dúvidas, uma grande escolha para ambientes que prezam o rústico e o conforto (acústico e térmico).



Projeto que incorpora elementos naturais, como o uso da madeira, dos tecidos naturais e uma paleta mais sóbria. Projeto: Danyela Correa.

04 | A arte de ressignificar

Gerando um novo valor para objetos que você já possui. É um pouco diferente da reciclagem mas tem um significado mais amplo. Sabe aquela mesa lateral antiga que você acha improvável coloca-la de volta na sala? E se ela for pintada, e se colocarmos uma gaveta e se transformar no novo criado mudo, e se ela apoiar a nova planta que você comprou? São tantas, opções, é importante dar um novo significado para coisas que você não considera descartável. Talvez sua estante super antiga não funcione mais e polua muito a sala, mas se forem retiradas as prateleiras, quem sabe pintadas elas sirvam de apoio para as xícaras, pratos e acessórios da cozinha? Sabe... é a arte de dar um novo valor.



Dormitório que utiliza o Upcycling como conceito principal: cama feita de pallet e mesa com caixotes. Fonte: Wg.net

Espaço decorativo reutilizando molduras de quadros e caixotes de madeira para empilhar e organizar acessórios. Fonte: Pinterest

Nichos feitos à partir de gavetas antigas revestidas por tecido ou similar. Fonte: Iaza Blog

05 | Muito além das regras ...

Os estudos sobre design de interiores são constantes para a promoção de ambientes belos e funcionais. Mas, é importante que você saiba que o seu lar, seus objetos, sua história e suas memórias são únicas e, para que se transforme em um refúgio, o luxo e as peças mais caras não são as prioridades ... o importante é se sentir bem e valorizar o que tem para a mais genuína felicidade.

8 visualizações

NATHALY DOMICIANO | interiores e superfícies

2020 | Todos os direitos reservados

São Paulo, Brasil - (+55) 11 93330 5664